Produtos Amantikir no Elo7

O artesanato e seu papel na vida moderna e sustentável

O desenvolvimento sustentável não se refere apenas à reciclagem, upcycling ou à conscientização da preservação ambiental. É uma mudança em nosso modo de pensar e agir em relação à natureza, ao mundo e à humanidade, fundamentada na crença de que os mundos físico, social e intelectual estão interligados. 

Com base nessa convicção, faremos uma análise no papel do artesanato dentro do aspecto da sustentabilidade, suas vantagens e desvantagens.

Mas afinal, o artesanato é ecológico ou não? Esta não é uma questão fácil de responder, mas alguns fatores são importantes para analisarmos. Abaixo iremos apresentar com mais detalhes quatro fatores para entendermos melhor o impacto do artesanato na sustentabilidade.

PROCESSO DE PRODUÇÃO - O artesanato é caracterizado pelo uso de ferramentas básicas e técnicas tradicionais, com baixo impacto ambiental. Por outro lado, a produção industrial utiliza métodos altamente tecnológicos que podem representar uma ameaça significativa à saúde pública e ao meio ambiente.

As ameaças mais significativas são:
- Utilização e armazenamento de substâncias perigosas
- Resíduos gerados
- Emissões de poluentes
- Consumo de energia

TRANSPORTE - Os produtos industriais são orientados para mercados internacionais. Por outro lado, a maioria dos produtos artesanais é consumida não muito longe do local de produção. Tem uma influência direta no meio ambiente, reduzindo a poluição do transporte para áreas de consumo. Ao mesmo tempo, o consumo local ajuda a manter o conhecimento tradicional e o desenvolvimento dos mercados locais. Outras atividades econômicas locais podem ser criadas ou beneficiadas por este fortalecimento do mercado local, aumentando os benefícios ecológicos.



QUALIDADE - Tempo de produção reduzido e produtos de alta qualidade podem ser adicionados às vantagens da produção industrial. Infelizmente, muitas empresas oferecem produtos de baixa qualidade com uma vida útil curta, procurando maximizar o lucro a curto prazo. Em geral, um produto industrial que passou pelo controle mínimo de qualidade tem menos defeitos do que um produto artesanal. Mas o que significa "defeito"? Se o produto puder executar a tarefa para a qual foi produzido, este produto é perfeito. Portanto, os defeitos devem ser apenas distinções visuais, por exemplo: cor não uniforme ou diferenças de simetria. Defeitos não são uma característica intrínseca do objeto; eles são subjetivos.

IMPACTO NO MERCADO - Outra questão relevante é como a educação artesanal pode influenciar o mercado. O artesão pode apreciar o que ele / ela, ou outro artesão, fez e aprecia, enquanto um consumidor convencional descarta coisas que são perfeitamente úteis em sua busca incansável de possuir o novo. As pessoas que são educadas no trabalho manual são mais possessivas, mais ligadas ao que está presente e capazes de pensar materialmente sobre bens materiais. Sendo assim, dá alguma independência das manipulações do mercado, reduzindo seu desejo de consumir. Então, um fundo de artesanato tem um efeito ecológico direto.



Conclusão

Podemos concluir que o artesanato tem mais benefícios ecológicos do que os bens produzidos pela indústria. Existem até algumas vantagens; este sistema de produção não é capaz de fornecer todas as necessidades exigidas pela sociedade contemporânea. Por isso, fornece um limite natural para o crescimento. O mundo moderno precisa encontrar o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade; um sistema onde a humanidade pode desfrutar de uma boa qualidade de vida e viver em harmonia com o ecossistema no qual está integrada.

Agora que vocês já conhecem um pouco sobre os impactos da produção artesanal e o papel na sustentabilidade, que tal visitar a nossa loja virtual e conhecer a nossa produção? Acesse e contribua para um mundo mais sustentável! Faça parte do nosso projeto!





Comentários